Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Habranthus irwinianus Ravenna VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 05-04-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécieocorre no Estado de Minas Gerais, com EOO de 6.067,10 km² e AOO de 40 km², em menosde dez locais em situação de ameaça. Planta saxícola, habita os Campos Rupestres, ao sul da cadeia do Espinhaço, próximo ao município de Belo Horizonte, com subpopulaçõesencontradas na Serra da Canastra e no Parque Estadual do Ibitipoca. Embora a espécie esteja presente em unidades de conservação (SNUC), seu habitat é ameaçado pelamineração, turismo, construção de casas de veraneio, pastagem, agricultura epelo fogo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Zephyranthes irwiniana (Ravenna) Nic.García;

Família: Amaryllidaceae

Sinônimos:

  • > Habranthus irwinianus ;
  • > Habranthus duarteanus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Habranthus irwinianus é facilmente reconhecida pelas flores com tépalas rosa ou lilás, paraperigônio reduzido a apêndices setiformes eretos, pareados e flanqueando os filetes na base da porção livre pelas folhas filiformes (Oliveira et al., 2010).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado de Minas Gerais (Dutilh; Oliveira, 2012). Suas subpopulações estão distribuídas majoritariamente ao sul da Cadeia do Espinhaço, nas proximidades de Belo Horizonte, com disjunções verificadas na Serra da Canastra e Serra de Ibitipoca (Oliveira et al., 2010).

Ecologia

Planta herbácea, terrícola ou saxícola, ocorrendo em Campos Rupestres com areia branca associados ao domínio fitogeográfico Cerrado (Dutilh; Oliveira, 2012). Coletada com flores principalmente entre os meses de agosto e outubro (Oliveira et al., 2010). A espécie foi a que apresentou maior taxa de rebrotamento após a passagem do fogo na Serra da Moeda, MG, o que foi favorecido pelas estruturas de reserva (rizomas e bulbos) presentes em H. irwinianus (Souza et al., 2007).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes A espécie possui forte afinidade com os Campos ferruginosos da porção sul da Cadeia do Espinhaço, em Minas Gerais, que vem sendo gradualmente minerados por grandes industrias por suas valiosas reservas de minério de ferro (Dutilh, com. pess.).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo, portanto, considerada "Deficiente de dados" (DD). Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

Referências

- SOUZA FILHO, P. C.; BECHARA, F. C.; CAMPOS FILHO, E. M.; BARRETTO, K. D. Regeneração Natural após Diferentes Níveis de Perturbação em Sub-Bosque de Eucalyptus sp. Revista Brasileira de Biociências, v. 5, n. S1, p. 96-98, 2007.

- DUTILH, J.H.A.; OLIVEIRA, R.S. Amaryllidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB015454>.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- RENATA SOUZA DE OLIVEIRA. Flora da Cadeia do Espinhaço: Zephytanthes Herb. & Habranthus Herb. (Amaryllidaceae). Dissertação de Mestrado. São Paulo.: Universidade de São Paulo., 2006.

- OLIVEIRA, R.S.; ANTOINETTE, J.H.; SANO, P.T. Habranthus (Amaryllidaceae) da Cadeia do Esponhaço, Minas Gerais e Bahia, Brasil. Rodriguésia, v. v. 61, n. n. 3, p. p. 491-503, 2010.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- DUTILH, J.H.A. Comunicação da especialista Julie H. A. Dutilh, do Departamento de Botânica da Universidade Estadual de Campinas, para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, São Paulo, SP, 2012.

Como citar

CNCFlora. Habranthus irwinianus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Habranthus irwinianus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 05/04/2012 - 17:50:29